O Universo do Homem

A exposição permanente tem um carácter misto, onde o objecto exposto individualmente pode ser visto sob diversos aspectos, mas, integrado na colecção de que faz parte, apenas se lhe faz realçar um ou dois, segundo o contexto que o envolve.

O primeiro tema, intitulado “O Universo do Homem”, demonstra, ao longo de 12 secções, a relação entre o Homem e o Meio, no espaço circunscrito à comunidade rural salselense.

As primeiras secções abordam a forma como o Homem criou uma comunidade local, assim como as técnicas de aquisição – a caça, a pesca e a domesticação de animais – que permitiram a fixação dessa comunidade em Salselas.

Seguem-se as secções que exploram a evolução das técnicas de produção, começando pelos cereais e passando pelo vinho e pelo azeite, riquezas locais que perduram ainda hoje.

                   

As técnicas complementares e as profissões ocupam as secções seguintes, começando pelos tecidos, nomeadamente a lã e o linho, trabalhadas pelo alfaiate. Outras profissões em destaque são as de sapateiro, cesteira, barbeiro, caldeireiro e ferreiro, assim como a transformação da cal e o fabrico da telha.

      

A temática termina com a relação entre o Homem e o Sobrenatural, analisando o ciclo biológico, alguns costumes locais e a tradição religiosa salselense.